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Intercultural em Letras - Língua Portuguesa, Língua Kaingang e Respectivas Literaturas na Unochapecó

O curso de Licenciatura Intercultural, instituído pelo convênio entre Unochapecó e Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, teve início em 2009. As aulas são realizadas em Terras Indígenas e na Universidade, possibilitando assim a participação da comunidade. A primeira turma realizou aulas na Terra Indígena Xapecó, na Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vãnhkre, em Ipuaçu. A segunda turma realiza aulas na Terra Indígena Toldo Chimbangue, na Escola Indígena de Educação Básica Fennó, em Chapecó.

Atualmente o curso conta com aulas em Chapecó/SC, na Reserva Indígena Aldeia Kondá e em Ipuaçu/SC, na Terra Indígena Xapecó. Ao concluir a graduação Intercultural em Letras – Língua Portuguesa, Língua Kaingang e Respectivas Literaturas, os estudantes recebem o título de Licenciados e podem atuar com as línguas estudadas, de forma oral e escrita, em diferentes áreas, como a análise de textos, produção de textos, tradução, revisão ou edição de textos diversos. O professor dessa área é capaz de articular diferentes conhecimentos, avaliando-os criticamente a partir de determinadas teorias, reelaborando-os e transmitindo-os de forma que outros possam apropriar-se dos saberes elaborados historicamente.

Os dois primeiros anos do curso são destinados à formação geral e interdisciplinar. Os últimos três anos são destinados à formação específica na respectiva área do conhecimento, totalizando cinco anos com carga horária de 4.215 horas. O Projeto Pedagógico do curso (PPC) está organizado por meio de componentes curriculares e currículo diferenciado para atender as especificidades da educação escolar indígena.

O objetivo deste projeto é garantir a formação docente com vistas à apreensão dos conhecimentos das diferentes áreas do saber escolarizado. O profissional estará apto a transmitir todo o conhecimento adquirido, de forma interdisciplinar, transversal e contextualizada, em consonância com os anseios e a realidade sociocultural, econômica, política e ambiental das comunidades indígenas.

A proposta prevê também a formação conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais destinadas à Educação Escolar Indígena e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena (RCNEI). De acordo com os princípios estabelecidos pelo RCNEI, a educação escolar indígena deve ser: intercultural, bilíngue, comunitária, específica e diferenciada.

Para isso, o processo de formação dos professores busca desenvolver e imprimir posturas propositivas, atuando e participando em diferentes dimensões da vida de suas comunidades. Assim, a Unochapecó cumpre sua missão de produzir e difundir conhecimento, visando o desenvolvimento regional sustentável, além de estabelecer-se como pioneira na oferta de cursos de Licenciatura Intercultural no Brasil.

Perfil do Profissional

O licenciado que a Unochapecó forma é competente, comprometido, com postura ética, reconhecimento social e com engajamento político. Possui conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos, com competências para desenvolver projetos de pesquisa, definir, organizar e efetivar propostas curriculares de acordo com os níveis de ensino e os interesses das comunidades onde atua. O egresso é habilitado a atuar no exercício docente na educação escolar indígena e não indígena, no ensino fundamental e médio, assumindo o compromisso de multiplicar saberes da língua, da literatura e específicos da etnia.

Mercado de Trabalho

A formação pela Unochapecó fornece conhecimentos ao futuro educador para que ele se torne um agente da construção e da reconstrução da comunidade em que atua. O curso capacita o licenciado indígena a atuar criando e utilizando estratégias didáticas e pedagógicas adequadas à realidade do local em que realiza suas atividades.

Dados Legais

Reconhecimento: PORTARIA SERES/MEC n° 14, de 14 de janeiro de 2025, publicada no DOU em 15/01/2025 | Edição: 10 | Seção: 1 | Página: 14.

INTERCULTURAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Licenciatura);

INTERCULTURAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (Licenciatura);

INTERCULTURAL EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA KAINGANG E RESPECTIVAS LITERATURAS (Licenciatura);

INTERCULTURAL INDÍGENA EM PEDAGOGIA (Licenciatura).

 

  • Licenciatura
  • DURAÇÃO: 4,5 anos (4000 HORAS)
  • MODALIDADE: PRESENCIAL
  • CAMPUS Chapecó e
    Ipuaçu
  • NOTURNO

A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

MATRIZ CURRICULAR

COORDENAÇÃO

MARCIA DE SOUZA

Doutorado em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina - PPG-LIT UFSC. Mestrado em Literatura pelo mesmo Programa. Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC. Docente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Coordena os Cursos de Educação Especial e Letras Língua Portuguesa e Língua kaingang, interculturais, e Letras Libras; coordena o núcleo Unochapecó do Programa Ação Saberes indígenas, MEC/SECADI, em parceria com o núcleo da UFSC; atuou como coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (2014 a 2018). Também coordenou (2012 a 2014) o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Línguas, Artes e Literaturas. É docente nas Licenciaturas Interculturais na mesma instituição. Possui Experiência na área de Letras e desenvolve atividades relacionadas à pesquisa e extensão universitária na área. Coordenou o Projeto de Extensão Bolsa Amarela: cidadania e formação de leitores (2009 - 2020). É membro do grupo de pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários da Unochapecó. Atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio.

Doutorado em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina - PPG-LIT UFSC. Mestrado em Literatura pelo mesmo Programa. Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC. Docente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Coordena os Cursos de Educação Especial e Letras Língua Portuguesa e Língua kaingang, interculturais, e Letras Libras; coordena o núcleo Unochapecó do Programa Ação Saberes indígenas, MEC/SECADI, em parceria com o núcleo da UFSC; atuou como coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (2014 a 2018). Também coordenou (2012 a 2014) o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Línguas, Artes e Literaturas. É docente nas Licenciaturas Interculturais na mesma instituição. Possui Experiência na área de Letras e desenvolve atividades relacionadas à pesquisa e extensão universitária na área. Coordenou o Projeto de Extensão Bolsa Amarela: cidadania e formação de leitores (2009 - 2020). É membro do grupo de pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários da Unochapecó. Atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio.

DEPOIMENTOS

Sobre bolsas de estudo:

​​"Facilita a entrada na Universidade, como geração e fomento à aprendizagem, à geração de novos conhecimentos e à qualificação profissional. Sem ela não teria condições de cursar nível superior."

Ricardo Luiz Inocêncio - acadêmico de Administração

Sobre intercâmbio:

"O intercâmbio foi de grande importância, pois abriu as portas para um mundo repleto de novidades, conhecimento e possibilidades, principalmente na minha área de formação."

Marina Folle Schielke - acadêmica de Jornalismo

​​Sobre Estágios:

"Estagiar faz conhecer realidades diferentes, se sentir inserido, como parte de algo muito maior. A percepção de mundo amplia e você tem um crescimento profissional e pessoal, se torna mais humano."

Ingrid Thays Santin - acadêmica de Publicidade e Propaganda

A UNO FAZ MAIS POR VOCÊ

ACONTECE NO CURSO

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